João Teixeira
18/11/2024 2024-11-22 12:51Espanha
Madrid
Alojamento
Custo de vida
Desporto
Entretenimento
Madrid vive neste momento uma crise no que diz respeito a habitação acessível, o que tornou muito complicado arranjar alojamento com boas condições e a bom preço. No fim, e depois de muita procura, acabei por ficar alojado num apartamento partilhado com mais 5 pessoas, relativamente perto do centro da cidade (a 4km) e com boa acessibilidade a transportes públicos.
O nível de exigência relativamente às unidades curriculares foi relativamente reduzido. Embora houvesse alguma quantidade de trabalhos para serem desenvolvidos durante o semestre (maioritariamente em grupo), que exigiam algum tempo e esforço, não existiam exames em praticamente nenhuma unidade curricular, desde fossem obtidas classificações positivas na avaliação contínua.
A comparência às aulas era bastante importante, visto que facilitava o trabalho em grupo e era possível finalizar maior parte dos trabalhos no tempo de aula. Havia também algumas aulas de comparência obrigatória, pois maior parte dos trabalhos envolviam uma componente de apresentação à turma.
A qualidade de ensino foi relativamente parecida à que já tinha presenciado em Portugal, embora envolvesse muito trabalho autónomo.
O facto de as aulas terem sido lecionadas em inglês para todos (não só para os alunos de Erasmus) facilitou a integração na faculdade e a aproximação com alunos locais.
Embora não tenha participado, havia um clube de desporto que organizava treinos semanais numa grande quantidade de desportos (futebol, basquetebol, rugby, etc.). Organizavam também um torneio entre faculdades, para cada desporto.
A oferta de transportes públicos em Madrid é muito boa. Para além de uma rede de metro e comboio muito completa, havia muitas opções de autocarros diurnos e noturnos, que facilitaram bastante a minha movimentação diária na cidade. O passe de transportes custava 8 euros.