José Picão

Eslováquia

Bratislava

Alojamento

Residências com preços bastante acessíveis

Custo de vida

Semelhante a Portugal

Transportes

Passe gratuito para estudantes ilimitado

Entretenimento

Um pouco fraco, algumas festas semanais mas nada de extraordinário

O custo de vida em Bratislava, em média, é bastante semelhante ao do Porto, com uma tendência para ser ligeiramente mais baixo em certos casos.

Para estudantes Erasmus, é habitual a universidade disponibilizar quartos em residências públicas com preços bastante acessíveis comparativamente a aluguer de quartos privados. No meu caso, fiquei hospedado na residência Mlada Garda, onde existem quartos duplos ou individuais com WC partilhado entre três pessoas, com uma cozinha muito pouco equipada em cada piso da residência. Localização pouco central, mas com diversos transportes, incluindo Tram à porta para o centro/faculdade (10 min) e com supermercado do outro lado da rua.

Numa residência, os preços rondam os 115 a 130 euros mensais. Um quarto no centro da cidade pode facilmente custar acima de 300 euros.

Um dos grandes pontos fortes da cidade é o Transporte. Entre Tram e autocarros, chega-se fácil e rapidamente a qualquer ponto da cidade, sempre muito pontuais e eficientes. Existe um passe para a cidade que custa 48€ para 90 dias. Existe também um passe gratuito de comboio para estudantes para viajar pela Eslováquia ilimitadamente.

Bratislava está também muito bem localizada para visitar grande parte da europa central de forma relativamente barata (autocarro ou comboio), com Viena e Budapeste muito próximas e acessíveis.

As festas e a vida noturna foram os pontos que menos impressionou na cidade. Existem algumas discotecas e são organizadas festas quase semanais para estudantes Erasmus, mas se a prioridade é grandes festas e estar numa cidade que nunca dorme, existem melhores opções. Por outro lado, quem gostar de um ambiente mais equilibrado e calmo, mas ainda com atividades suficientes para ter a experiência Erasmus completa, é um excelente local.

Dicas Extra:

·       Fazer inscrição na ESN da faculdade, é uma grande ajuda na preparação e nas primeiras semanas. Vale também pelos eventos que vão organizando ao longo de cada semestre.

·       Nas residências da faculdade, ter em conta que pode ser necessário comprar algum equipamento para cozinha (frigorífico, panelas, pratos, etc) uma vez que as comunitárias possuem muito pouco equipamento. Uma forma de poupar dinheiro é procurar em segunda mão ou de pessoas que estejam de saída da residência. No final da estadia é fácil vender a maior parte e recuperar parte do investimento.

·       Aproveitar bem o passe de comboio gratuito na Eslováquia, é um país subvalorizado e tem muito para oferecer a preços mais baixos do que alguns dos países vizinhos.

Resumindo Bratislava é das poucas cidades que consegue equilibrar os pontos fulcrais de uma experiência Erasmus de forma tão consistente, nomeadamente custo e qualidade de vida, segurança, vida noturna, localização e academia, dando para ter de tudo um pouco, mas nenhum em demasia. Se isto te interessa, tenho a certeza de que Bratislava não te vai desiludir, e seja onde for, a experiência Erasmus valerá sempre a pena e será inesquecível!